sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ludicidade


Toda vez que vejo a imagem ou uma cena real como essa, logo vem em minha cabeça o lúdico facilitando o trabalho.
Lembro que em uma das minhas férias ainda adolescente ajudei um amigo na reforma de sua casa e a única coisa que eu fazia era jogar tijolos para ele que estava na laje de sua casa. E realmente ficamos horas fazendo isso e nos divertindo sem perceber o grande esforço que fazíamos. Não tenho a pretensão de afirmar que é divertido para todos, mas para mim foi.
Outro ponto que chama muito minha atenção é a sintonia que se estabelece entre as pessoas um ritmo comum, que precisa acontecer, caso contrário acidentes acontecerão.
Concluindo meu pensamento...Se em nossas atividades diárias pudermos acrescentar uma pitada de ludicidade, amenizaríamos os fardos de nossas tarefas...Brinque, divirta-se e esteja inteiro em suas ações, assim como o jogo estímula nossa presença quando jogamos.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Quem diria?

Aposto que todas as vezes que olhamos pra uma Joaninha imaginamos uma fêmea né? Mas essa foto nos prova a parte macho da espécie.
Isso talvez por queremos sempre colocar rótulos em tudo em nossa volta (acho que estou rotulando agora). Imagine se eu iniciasse esse post com o seguinte parágrafo:
A seguir veremos uma foto do acasalamento dos cocinelídeos, insetos que possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias.
Provavelmente não imaginaríamos a foto acima, não é mesmo?
Enfim fico pensando quantas vezes não me deixei levar pelos rótulos, pela capa do livro, pelo julgamento de um determinado genero musical ou pela primeira impressão de uma outra pessoa.
Às vezes me pergunto se não viajo demais quando vejo essas imagens(auto-rótulo nesse momento)? Mas a brincadeira é essa mesmo, olhar pra cada foto e ver o que esta nos dizendo naquele momento...E a partir daí levantar bons questionamentos ou simplesmente jogar conversa fora.
Tente também.



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vaidade?

Fico pensando de onde vem a vaidade? Aprendemos com os padrões que nossa sociedade dita ou é um aspecto inerente a todos nós? Na verdade minha reflexão vai em outro sentido...é bom ser vaidoso? É bom cuidar de nossa imagem? Pra quê?
Não ser vaidoso é ser relaxado com a própria aparência?
São dúvidas e questionamentos que ouço muitas vezes e em alguns momentos me faço...Como nesse "post" não estou respondendo a nada e sim perguntando. Finalizo com uma última indagação, que aliás me inspirou a buscar essa foto...Quem deve reconhecer a nossa beleza?




quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Beleza esta no novo?

Como diria meu irmão de Sangue e de Jornada Zé Grilo (o qual sou fã)..."nada é por atoa".
Essa foto veio na hora certa, ê laiá. Mas vamos ao que interessa...
O que dá a beleza nessa foto? os prédios novos ao fundo? o mar calmo? ou o Velho cais?
Ou tudo isso?
Bom, a resposta eu não sei...o que eu sei é que esse cais velho com certeza já recebeu muitas embarcações com sonhos e vontade de crescer. Ajudou muito a desenvolver aquela cidade iluminada ao fundo. E nessa foto de acordo com a MINHA lente, ele é o mais belo.
Precisa de cuidado sem dúvidas e cabe a seus marinheiros recuperá-lo. Pois foi dele que a nossa embarcação saiu para atender com competência muitos transatlânticos.
Apegado ao passado eu? Talvez. Mas te digo nesse momento que com as madeiras certas, ferramentas corretas e com a nossa habilidade e empenho que sempre tivemos, esse velho Cais nos levará pra muitos Oceanos que ainda não navegamos.
Esse "post" é para toda a tripulação na qual eu convivo e não troco por nada...Vâmos firmes e fortes em nosso propósito.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Educar ato de amor


Essa imagem traduz o que penso em resumo sobre educação...o processo de ensino aprendizagem só se dá através do vínculo e para isso precisamos ter amor como aliado na arte de educar.

Na minha opinião - "Educar é decodificar o que esta no conhecimento e transmitir vivências e assim construir aprendizagem".

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Qual Maré?


Tenho pensado muito se espero a melhor maré ou se eu mesmo faço essa maré chegar...se esperamos a chegada da maré perfeita nunca saberemos se nossa navegação é mérito nosso ou do acaso (se é que ele exista). Na realidade como bons "marinheiros" devemos buscar oportunidade o tempo todo, pois podemos nos deparar com nosso barco encalhado em um ambiente seco.

Pois bem, esse é meu exercício ultimamente, não é simples de fazer...mas é necessário

sábado, 19 de setembro de 2009

Duas Paixões.


Essa foto representa bem dois esportes que eu amo. Na verdade um eu parei faz tempo de praticar mas toda vez que passa na TV eu paro pra assistir por horas, estou falando do Skate, esse esporte que já foi marginalizado e hoje esta muito reconhecido. Seus atuais protagonistas são pessoas com uma iamgem de "bom moço", pais de família e engajados com muitas causas sociais e ambientais, estou citando como protagonistas...Tony Halwk, Bob Burnquist e Sandro Dias "O mineirinho".
Bom, o outro esporte é minha preferência, e às vezes me arrisco em algumas "peladas" em ambos não sou nenhum fera. Fico pensando qual a intersecção entre esses dois esportes que me agradam tanto? E a primeira palavra que vem em minha cabeça, é atitude, apesar de um esporte ser individual e outro coletivo precisamos ter atitudes o tempo inteiro, se ficarmos na omissão não jogamos ou não dropamos o Half Pipe. Agora pergunto: Que tipo de atitude devemos ter nessas práticas esportivas? E na vida quais têm sido nossas atitudes frente aos desafios que nos aparecem diariamente?
Fica aqui para reflexão.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Apresentação




Faz um certo tempo que tenho vontade de criar um blog, mas fui deixando, deixando e ...
As desculpas eram muitas, vergonha que lessem minha idéias, não Sabia qual assunto escrever. (sempre fui muito bom em desculpas). Porém uma época postando em um blog, descobri que gosto de escrever dialogando com imagens, além de adorar fotografia em geral, pensando nisso criei esse blog para que eu pudesse escrever minhas impressões sobre a imagem e o que ela me inspira, além de poder ler um pouco sobre o que você pensa e se inspira com os retratos postados aqui, ok?

Falando em postagem...peguei essa imagem para usar na apresentação pra lembrar o propósito do blog.


  • Ser simples como um carro popular;

  • Equilibrar as polaridades das postagens entre o sério e as brincadeiras (assim como esse ying e yang automotivo representado na imagem);

  • Despertar um olhar criativo (esse é um exercício que pretendo fazer, você esta convidado, viu?);

  • Nos divertir com as imagens.

Sejam bem vindos